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Marketing

Atendimento humanizado na escola: como ter um?

Saiba como proporcionar uma experiência diferenciada às famílias e destacar a sua instituição de ensino por meio de um ótimo atendimento humanizado

Publicado em
23/3/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O bom atendimento é um dos pilares de sucesso para qualquer tipo de negócio. No entanto, hoje se tornou ainda mais imprescindível. Afinal, estamos falando de um cenário em que os consumidores estão mais conectados e criteriosos em suas decisões de compra ou contratação de serviços.

Segundo o estudo Customer Service Expectations Survey, realizado pela Gladly, em 2018, 92% dos clientes deixariam de comprar produtos de alguma marca após uma experiência ruim no atendimento, e 68% revelaram que pagariam até mais caro para comprar de uma empresa que tenha ótimo histórico de suporte

No Brasil, de acordo com o relatório State of Global Customer Service Report, da Microsoft, em 2017, 90% dos consumidores se tornam fiéis às marcas que prestam um excelente atendimento.

Esses dados também precisam ser levados em consideração dentro do universo educacional. Os gestores precisam se atentar ao atendimento das escolas, tendo como objetivo proporcionar uma experiência diferenciada e memorável aos seus clientes: as famílias.

É importante manter esse apoio mais humanizado para obter os melhores resultados na captação e na fidelização de alunos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo bacana, com dicas práticas de como implementar atendimento humanizado dentro da sua escola de maneira eficiente.


O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado pode ser definido como um relacionamento no qual se tem como base um diálogo atencioso e empático diretamente com o cliente.

Esse modelo de contato foca na resolução de problemas por meio de respostas acolhedoras e que sejam adequadas a cada situação, ou seja, de forma personalizada. Ficando longe do tradicional esquema que muitas empresas seguem, como um script rígido, inadequado e sem olhar para as individualidades de cada pessoa.

A humanização valoriza e alavanca a relação entre cliente e empresa. Afinal, ao ser atendida de forma mais empática, a pessoa percebe que não é apenas mais um número.

Em outras palavras, o atendimento humanizado é uma estratégia de negócio que ajuda a melhorar a experiência dos familiares na sua escola, além de trazer destaque frente ao mercado e à concorrência.


A importância do atendimento humanizado na escola

Um estudo realizado pela Accenture, empresa global de Consultoria de Gestão, aponta que, cerca de, 73% dos consumidores, preferem um atendimento humano para solucionar determinada dúvida ou demanda.

O resultado dessa pesquisa demonstra que, apesar do aumento de processos tecnológicos e de automação de atendimento, como os chatbots, ainda há algo na experiência do cliente que valoriza o contato com o humano por trás da tela.

Já deu para notar que o atendimento humanizado é uma peça-chave e que deve estar entre as prioridades para diferenciar sua instituição de ensino, não é mesmo?

Listamos abaixo 3 das principais vantagens de realizar um atendimento humanizado em sua escola. Confira!

Fortalecimento do posicionamento no setor de educação

A humanização é uma tendência global de assistência. Dessa forma, o atendimento humanizado nas instituições de ensino pode ser visto como um diferencial competitivo, já que também fortalece o posicionamento da marca no setor.

Vale destacar que, principalmente em momentos de crise, fortalecer o posicionamento é ainda mais importante. Afinal, é ideal que a escola seja reconhecida por seus valores sólidos e humanos.

Aumento da captação de alunos

Como já mencionamos anteriormente neste artigo, o atendimento humanizado garante experiências personalizadas e potencializa os laços entre famílias e a escola.

Sendo assim, os responsáveis sentem confiança em matricular suas crianças e adolescentes em uma instituição de ensino que apresenta, na prática, esses valores.

Crescimento da fidelização e satisfação de famílias e alunos

Ao contar com um atendimento que escuta e entende suas individualidades, as famílias e alunos se sentem mais satisfeitos e acolhidos, o que intensifica o desejo de permanecer na escola.

A satisfação com a IE também se reflete nas indicações a amigos e familiares.


Como implementar um atendimento humanizado na escola?

Agora que você já conhece o poder do atendimento humanizado para sucesso de sua instituição, é normal que surja a seguinte pergunta: como implementá-lo de forma eficiente e simples? Veja abaixo dicas práticas para você aplicar na rotina da sua escola.


Analise o atendimento atual da sua escola

Antes de começar a implementar o atendimento humanizado, realize um diagnóstico do serviço atual na sua instituição de ensino. Veja sobre as informações de desempenho, perfil do time ou pessoa responsável, histórico de conversas e retorno das famílias.

É importante mapear os pontos de maior dificuldade na comunicação e avaliar quais são os erros mais comuns . Assim, conseguirá definir com clareza os valores que devem ser implementados na nova fase.

Atendimento humanizado na escola
O atendimento humanizado é uma peça-chave e deve estar entre as prioridades para diferenciar sua escola

Construa o atendimento com toda a equipe

Os colaboradores devem fazer parte dessa novidade, afinal, são eles que estão a maior parte do tempo na linha de frente e conhecem bem o perfil dos responsáveis e estudantes.

Pensando nisso, faça um mapeamento coletivo de como será a nova forma de atendimento, prezando por uma relação humana e personalizada. Não se esqueça também de acompanhar constantemente os resultados, enviando pesquisa de satisfação e escutando ativamente os feedbacks das famílias.

Conte com o isaac!

Aqui no isaac, realizamos um atendimento humanizado e eficaz a milhares de famílias, por meio das nossas escolas parceiras em todas as regiões do Brasil.

Como funciona o atendimento humanizado no isaac? Nosso time de Experiência do Cliente é responsável por conversar com os familiares dos alunos, compreender as realidades e propor a melhor solução para cada caso.

Seja para conversar com a equipe da sua instituição e alinhar as questões ou para acompanhar as famílias no processo, nosso time de atendimento está aqui por você e para você. E o relacionamento entre a sua instituição de ensino e as famílias, além de respeitado, é potencializado.

Gostou? Vem marcar um papo, sem compromisso, com a nossa equipe. Conheça nossos serviços e como o isaac pode ajudar a impulsionar a gestão financeira da sua escola de um jeito simples e descomplicado. Acesse o nosso site!

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