Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Existem diferenças entre administração e gestão escolar?

Com certeza essas duas palavras estão muito presentes no seu dia a dia. Será que possuem o mesmo significado? Veja a seguir!

Publicado em
1/4/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A palavras administração e gestão escolar certamente estão muito presentes no dia a dia dos diretores escolares, né? E você sabe dizer se elas possuem o mesmo significado?

Apesar de parecerem sinônimas, essas definições carregam essências e diferenças sutis que não só devem estar claras no cotidiano escolar, como devem ser absorvidas da forma correta pelos profissionais.


No e-book 2021: O futuro da Gestão Escolar, produzido em uma parceria entre o isaac e o professor Renato Casagrande, o aclamado especialista nos conta que a palavra administração não se adapta mais com o ambiente escolar nos dias de hoje, dado que o seu sentido está ligado a ação da obediência, do controle de processos e ao tecnicismo.

Por outro lado, desde a constituição, a expressão gestão escolar começou a ganhar espaço nas instituições de ensino, por ser uma palavra mais democrática e trazer consigo valores fortes ligados ao relacionamento com pessoas e a ação de conduzir alguém a algum lugar.

Além disso, Casagrande complementa o seu discurso dizendo que o bom gestor é aquele que domina métodos e sabe como fazer as coisas. Sendo assim, percebemos então que gestão carrega um sentido mais técnico de quem domina conceitos e sabe como chegar a determinado lugar.


Neste ponto, o problema, de acordo com o professor, é que hoje em dia se fala muito de gestão, mas pouco sobre liderança. Pela definição anterior, vimos que o gestor sabe como fazer, mas apenas o líder faz acontecer. É essencial que gestão e liderança sejam conceitos complementares na escola, mas infelizmente isso nem sempre acontece.


Liderança é um fator de extrema importância para o sucesso de negócios em todos os setores. Em um discurso histórico no TED X, o famoso palestrante Simon Sinek define liderança como uma escolha e não como um título.

O seu time de professores e funcionários deve te seguir por acreditar em você e não pela sua autoridade. Além disso, segurança é uma palavra-chave aqui. O bom líder é aquele que guia tirando a equipe da zona de conforto, mas passando a confiança necessária para que isso aconteça de forma saudável.

Dito tudo isso, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses conceitos para que eles fiquem bem claros.


Gestão x Administração

Apesar de ambos estarem ligados às ações e conhecimentos necessários para o funcionamento da escola, o verbo gerir vem substituindo o administrar por carregar consigo valores mais ligados ao relacionamento humano no âmbito de trabalho.


Se olharmos a fundo o que cada termo significa, descobriremos que administração escolar relaciona-se aos exercícios de planejamento, organização e controle de recursos diversos para que a escola funcione. Sendo alguns desses principais recursos: materiais e insumos, tempo, funcionários, recursos financeiros e equipamentos.


Justamente por isso que a administração é vista como algo muito frio e distante das pautas de relacionamento e gestão de pessoas. Assim, essa função é enxergada de maneira mais calculista, visando buscar um aumento na receita e não no valor gerado para todos.


De certa forma a administração permite que a escola tenha os recursos necessários para funcionar, mas isso não garante necessariamente a entrega de um bom serviço.


Para entender melhor e ter uma visão mais clara, algumas ações que fazem parte da rotina de um administrador escolar são:

       
  • Definição de metas e objetivos;
  •    
  • Planejamento de estratégias e análise de riscos e ameaças;
  •    
  • Mensuração de resultados;
  •    
  • Definição de orçamentos e análises financeiras;
  •    
  • Garantia do bom funcionamento de todas as áreas da escola;
  •    
  • Delegação de tarefas;
  •    
  • Planejamento e organização de calendários e cronogramas;
  •    
  • Análise de pontos fortes e fracos da escola.

Dessa forma, nota-se como se basear apenas nos conceitos da administração poderia te tornar um regente incompleto e distante no ambiente escolar, não é mesmo?

Já o termo gestão escolar, como descrito pelo professor Renato Casagrande, está muito mais ligado à ação de conduzir alguém a determinado lugar, para então chegar ao resultado almejado.


Algumas diferenças claras que podemos listar aqui que fazem parte do processo de gestão escolar:

       
  • Ações motivacionais;
  •    
  • Incentivo à retenção e ao crescimento dos colaboradores na escola;
  •    
  • Visão do time como indivíduos diferentes e não como números;
  •    
  • Orientação e auxílio para extrair o melhor de cada um.


Como atingir esses resultados?

       
  • Engajamento contínuo dos colaboradores;
  •    
  • Estimular e incentivar o time a ser mais proativo, bem como a ambicionar o seu crescimento na escola;
  •    
  • Proporcionar segurança, mesmo fora da zona de conforto;
  •    
  • Reconhecer esforços;
  •    
  • Oferecer liberdade, mas com as devidas orientações para terem autonomia.

Com essa explicação, deu para perceber como temos aqui uma espécie de administração mais humanizada e ligada ao conceito de liderança que foi trazido pelo Simon Sinek no início deste artigo?

É mais sobre cultivar relações e não apenas negócios dentro da sua escola.

Nesse tempo de pandemia isso se provou mais essencial! Instituições de ensino que contam com bons líderes foram mais resilientes durante a crise, justamente pela equipe ter se sentido segura e abraçada em meio a tantas incertezas. Apenas a gestão escolar garante isso, pois ela é capaz de formar laços fortes e verdadeiros entre todos da escola.

Liderança no ambiente escolar

Para nos aprofundarmos nesse tema, o que é ser líder e como isso conversa com a pauta de gestão escolaradministração escolar?


Em uma live de Tonini Ramos, para o canal TeamClubeTv, ele compara o líder a uma agulha e os liderados à linha - um não funciona sem o outro. O dever da agulha é chegar na frente e abrir caminho, sem nunca desgrudar da linha. Tonini também faz uma citação do famoso filósofo Mario Sergio Cortella, em que ele diz que o papel do líder é servir aos outros e não ser servido do seu próprio poder.

Uma última assimilação interessante que podemos fazer aqui é a da liderança com a paternidade e a maternidade. Simon Sinek, em seu aclamado discurso, diz que o líder tem como função educar, dar oportunidades de desenvolvimento e persistir no sucesso dos seus colaboradores ao invés de os descartarem e contratarem outra pessoa. Mais do que isso, o bom líder não deve somente propor, é necessário que ele abra espaço e crie um ambiente onde todos sintam-se à vontade para expor suas ideias.


Além de uma mudança de palavras e conceitos, estamos falando de uma mudança de mentalidade. A gestão de recursos humanos está se tornando cada vez mais necessária para o bom funcionamento e a sobrevivência das instituições de ensino.

Por esse motivo que o professor Renato Casagrande afirma que este termo ficou antiquado para os dias atuais e a essência da palavra gestão deve ser absorvida para um bom comando escolar.


Um outro ponto relevante e para refletir é: de que adianta dominar todas as técnicas e conceitos, mas não conseguir passar isso para o seu time? Como mantenedor escolar você precisa que outros desempenhem funções importantes e apenas com a boa liderança isso pode ser atingido.


A boa gestão é o que fornece os meios necessários para o funcionamento saudável da organização, como uma engrenagem, mas só com liderança que o gestor conseguirá atingir os seus reais objetivos com o apoio de todo o time.


#Ficaadica

Veja abaixo alguns materiais que falam sobre gestão, administração e liderança e que podem ajudar você a potencializar a gestão da sua escola:


       
  • E-book 2021: O futuro da Gestão Escolar - Clique aqui e baixe gratuitamente!
  •    
  • Evento Ticket para o Futuro com o professor Renato Casagrande - Assista ao vídeo, clique aqui (duração: 41 minutos). Se preferir, escute o áudio da entrevista, link.

E se quiser conhecer mais sobre o isaac, o seu parceiro em gestão escolar de um jeito incrivelmente simples, acesse nosso site.

   

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: