Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Planejamento financeiro estratégico para escolas

Entenda o que é, qual sua importância e os benefícios do planejamento estratégico, além de dicas para implementá-lo de maneira eficiente na sua escola

Publicado em
2/3/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O planejamento financeiro é um dos pilares mais importantes para uma gestão escolar de sucesso. Afinal, com ele é possível ter uma visão consistente sobre a saúde financeira do negócio, traçar prioridades e tudo o que deve ou não deve ser feito em relação a gastos e orçamento durante todo o ano letivo.


É um fator indispensável para todas as instituições de ensino, seja para aquelas que estão com o caixa em vermelho, precisando identificar formas de redução de gastos e inadimplência, e aumentar o faturamento, mas também para as que estão com a saúde financeira em dia, tendo a necessidade de saber como direcionar seus recursos para fazer melhores investimentos.


Ou seja, sem elaborar um planejamento financeiro eficiente, é como se você “andasse no escuro”, sem saber quais decisões são adequadas ou que trazem prejuízos ao desenvolvimento econômico da sua escola.


Tendo em vista o cenário atual de tantas incertezas que se instaurou devido à pandemia da Covid-19, e que trouxe grandes desafios ao mercado educacional, o tema “planejamento financeiro estratégico nas escolas” tem sido ainda mais relevante.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é planejamento financeiro, qual é a sua importância e benefícios na gestão escolar e, ainda, listamos algumas dicas para você implementá-lo no dia a dia. Boa leitura!


O que é e para o que serve o planejamento financeiro escolar

O planejamento financeiro pode ser definido como um conjunto de ações e ferramentas que buscam organizar e gerenciar as finanças, com o objetivo de cuidar da saúde financeira e potencializar os resultados das instituições de ensino, garantindo de forma sustentável o cumprimento das metas estipuladas para curto, médio e longo prazo.


Controlando o faturamento mensal da sua escola é possível ter uma visão ampla sobre os gastos, despesas e investimentos que serão feitos em cada período. Assim, você gerencia as finanças para suprir todas as necessidades, sem deixar que falte dinheiro no caixa no fim do mês.


A importância e os benefícios do planejamento financeiro nas escolas

Ter um planejamento financeiro consistente é primordial para o sucesso de uma escola, e que afeta de forma positiva na produtividade de todas as atividades essenciais ao bom desempenho da IE, desde a área pedagógica até o setor de compras.


Uma boa gestão financeira é extremamente importante para que consiga visualizar de forma clara e objetiva quanto dinheiro entra por mês no caixa, o valor do salário dos colaboradores, a quantia reservada para pagamento de fornecedores e, ainda, prever em quanto tempo será possível alcançar determinada meta, como a reforma de uma quadra poliesportiva ou a expansão das salas de aula.


Assim, você, mantenedor escolar, consegue conservar e alavancar o desenvolvimento da sua escola sem passar por apuros financeiros caso aumente as inadimplências ou no caso de qualquer outro imprevisto.


Abaixo segue uma lista com alguns dos principais benefícios de implementar um planejamento financeiro eficaz em sua instituição de ensino. Olha só!


Moderação de custos

Como o planejamento financeiro permite que você enxergue de forma ampla os custos de todos os produtos e serviços contratados por sua escola, é possível buscar fornecedores com melhor custo-benefício, implementar ações para reduzir custos fixos, como contas de água e luz, além de entender se determinado gasto ainda faz sentido com a realidade do negócio ou se seria mais viável excluí-lo das despesas.


Direcionamento para tomada de decisões

O planejamento financeiro auxilia no direcionamento de decisões futuras em relação a investimentos, como melhorias na estrutura da escola. Isso faz com que o nível de satisfação de alunos e famílias seja elevado, potencializando assim a retenção, bem como a atração de novas matrículas. Isso também impacta em decisões mais precisas, minimizando possíveis erros na gestão escolar.


Redução de crises e sufocos financeiros

Planejar e acompanhar as finanças faz com que sua escola evite passar por grandes crises econômicas. Afinal, ao controlar os gastos e buscar sempre ter dinheiro em caixa dá mais independência e tranquilidade, fazendo com que esteja sempre preparado para superar os imprevistos em todos os cenários.


Controle da inadimplência

Em função da rotina turbulenta dos diretores escolares, muitas vezes o acompanhamento do nível da inadimplência acaba ficando de lado. Portanto, o planejamento financeiro ajuda a saber exatamente qual é o seu faturamento mensal e, consequentemente, visualizar a taxa de inadimplência de maneira mais simplificada.

Com isso, você consegue implementar ações para controlá-la, não deixando que isso atrapalhe o crescimento da sua escola.


Como criar um planejamento financeiro estratégico na escola?

Confira alguns passos essenciais para manter sua escola saudável financeiramente, gerenciando o orçamento e verificando se as metas estipuladas estão sendo alcançadas dentro dos prazos, garantindo assim a competitividade de sua instituição de ensino no mercado.


1. Defina objetivos e metas

Como o primeiro passo, de grande importância, faça a definição de objetivos e metas mensais para satisfazer as necessidades financeiras da escola e, claro, os imprevistos.


Mas, para isso, lembre-se: as metas precisam ser realistas. Estabelecer objetivos irreais, que não estão alinhados à situação da escola, faz com que as expectativas não sejam alcançadas, gerando frustrações e fazendo com que o planejamento caminhe para uma direção equivocada.

Sendo assim, os mantenedores devem avaliar seus números e elaborar metas sustentáveis baseadas nesses resultados.


Veja alguns exemplos:

  • Estratégia para reduzir em 50% o número de inadimplentes

  • Fazer uma pesquisa sobre a demanda por aulas extracurriculares
  • Aumentar em 30% o número de novas matrículas para o próximo ano letivo

2. Considere todos os tipos de cenário

Como forma de orientar suas metas e investimentos, que fazem parte do planejamento financeiro, os gestores escolares devem estar atentos aos diferentes cenários que podem impactar sua instituição, desde o melhor até o pior resultado.

Na maioria dos casos, é recomendado simular as projeções com base em três cenários, sendo eles:

  • com base em resultados acima da média

  • com base em uma receita bem inferior ao que se imaginava
  • com base no que seria um cenário mais comum, de acordo com os últimos períodos

Ou seja, ao analisar cada uma dessas possibilidades e ter estimativas, torna-se mais fácil e viável se preparar para enfrentar diferentes situações, justamente para que ninguém seja surpreendido, principalmente se algo der errado ou sair conforme a organização estipulada.


3. Faça um levantamento dos recursos disponíveis

Explicamos acima que a definição de objetivos e metas é um passo extremamente importante, mas vale dizer que nada adianta fazer essa definição sem antes checar se a escola tem realmente recursos suficientes para alcançar o que foi definido.


Tenha consciência e conhecimento sobre as condições financeiras atuais para fiscalizar a possibilidade de gerar mais receitas. O diretor deve examinar as finanças e determinar uma quantidade regular e periódica reservada aos investimentos.


Portanto, para realizar determinada ação, a IE precisa reservar um valor específico para destiná-lo à atividade proposta. E, para isso, quanto mais atualizadas e organizadas as finanças estiverem, mais completo será o controle de receitas e despesas.


4. Tenha previsibilidade da receita

No planejamento financeiro estratégico da sua escola, é realmente fundamental ter previsibilidade da receita mensal para prever - sem sustos - se o orçamento conseguirá cobrir todas as despesas e investimentos para alcançar as metas.


Para tornar isso incrivelmente simples, isaac chegou. Seu parceiro em gestão escolar do futuro garante sua receita todo mês, sem atrasos, livre de burocracias e com total transparência. Além disso, também proporciona mais meios de pagamento digitais para os responsáveis.


Assim, você não precisa mais se preocupar com a inadimplência e tem sempre recursos disponíveis para realizar melhorias em sua escola.


Parece um sonho, mas é realidade! Diga adeus à dor de cabeça e venha fazer parte do futuro da educação. Para saber mais, clique aqui e fale com nosso time.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: