Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Quais os fatores essenciais para uma gestão escolar de sucesso?

A gestão escolar guia a instituição de ensino de maneira eficiente e estratégica. Confira como impulsionar essa parte tão importante para a educação

Publicado em
18/2/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A gestão escolar pode ser definida como um conjunto de estratégias que devem ser estabelecidas para guiar a escola como um todo de maneira completa, eficiente e estratégica.

E apesar de muitas pessoas pensarem que os conceitos de administração e gestão escolar possuem o mesmo significado e função, não é bem assim. Apresentam uma grande diferença entre si e são até mesmo complementares.

A administração escolar direciona o uso dos recursos materiais e financeiros no dia a dia de uma forma mais técnica. Já a gestão escolar atua estrategicamente trazendo elementos para tornar os processos institucionais mais eficazes, incentivando um melhor relacionamento entre os públicos e potencializando as atividades da escola em 360º.


Sabendo de toda a relevância desse tema, listamos 5 fatores essenciais para implementar uma gestão escolar eficaz e de sucesso na sua escola.


Gestão pedagógica

Não é surpresa que esse fator seja o primeiro da lista, não é mesmo? A gestão pedagógica é a base e estrutura a escola, afinal, é responsável por estabelecer as diretrizes do ensino e todo o conteúdo da grade curricular.

Além disso, também é responsabilidade do setor pedagógico acompanhar o desenvolvimento dos alunos e corpo docente, preparar e aplicar treinamentos para aperfeiçoar o modelo de ensino, reconhecer o trabalho dos professores e motivá-los a manter a qualidade de suas aulas.


Ou seja, esse é um pilar que não pode faltar - de jeito nenhum - na gestão escolar. Deve ser analisado e reformulado anualmente, para atender às necessidades do novo período, alcançar os resultados esperados, superar as expectativas e impulsionar cada vez mais o futuro da educação.


Gestão financeira

Até 2019, grande parte dos mantenedores focaram a gestão escolar prioritariamente na questão pedagógica, o que não está completamente errado, pois como vimos no item anterior, essa área é responsável por cuidar da proposta de valor das escolas: o ensino.


Porém, com todos os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, os gestores passaram a olhar a gestão financeira de uma forma diferente, como um pilar extremamente relevante para a saúde e sucesso de suas instituições.


A FENEP - Federação Nacional de Escolas Particulares afirmou que as consequências da pandemia foram impactantes. Cerca de 80% de risco de falência para creches e escolas da educação infantil, em razão da maior dificuldade ou impossibilidade de implementar as aulas remotas.


Então, ao contar com uma gestão financeira consistente, é possível:

• Ter previsibilidade de receita

• Tomar decisões mais ágeis e precisas

• Controlar as contas a pagar e receber

• Ter visão consistente sobre taxa de inadimplência dos alunos

Visto sua importância e impacto em todo o crescimento da escola, a gestão financeira deve andar lado a lado com a pedagógica e a administrativa, para assim chegar a um resultado satisfatório e estável.

E como cuidar das finanças demanda bastante tempo, vale apostar em um software de ERP para apoiar e agilizar o processo de gestão escolar, como o da Activesoft, empresa de software e consultoria especializada em gestão escolar.

   

Gestão de tempo

Sabemos que um dos maiores desejos dos gestores é otimizar o seu tempo e também dos colaboradores. Afinal de contas, uma gestão eficiente do tempo evita atrasos e diminui falhas em processos. Por esses e por outros motivos, esse pilar está entre os principais para uma gestão escolar eficiente.


Dessa maneira, o diretor e o coordenador devem reservar momentos para organizar, delegar, priorizar e facilitar as tarefas de sua equipe. Assim, os dias serão menos estressantes e a energia vai para a educação!


Gestão da comunicação

Por mais intangível que pareça a gestão da comunicação, ela é fundamental para minimizar ruídos e problemas com toda a comunidade escolar.

É importante que o corpo docente esteja alinhado e de acordo com o propósito da instituição, os alunos incentivados e engajados com o método de ensino e as famílias satisfeitas com todo o trabalho realizado pela escola.


Sendo assim, a gestão da comunicação deve contemplar o ato de dar e ouvir feedbacks, considerar opiniões e transmitir respostas e mudanças a partir disso.


Gestão de pessoas e do ambiente de trabalho

A gestão de pessoas e do ambiente de trabalho é o último tópico dessa lista, porém não menos importante fator para uma gestão escolar de sucesso. A área que cuida de pessoas merece a atenção do gestor.

Além de ser um ponto bastante sensível, administrar os recursos humanos faz com que o ambiente de trabalho seja agradável e estimulante, o que contribui para o desenvolvimento constante da instituição de ensino como um todo.


Então, também não se esqueça de apostar nesse pilar!


Gestão escolar e seus benefícios

Como pudemos notar com a leitura dos fatores apresentados acima neste artigo, a gestão escolar eficiente engloba diversos pilares importantíssimos e pode ser utilizada para conquistar inúmeros benefícios para a escola.


Segundo Almir Vicentini, no artigo Gestão Escolar - desculpas verdadeiras, escrito para o site Administradores.com.br: “Quando conseguimos equalizar qualidade, compromisso e equilíbrio econômico, podemos projetar e implantar projetos de ampliação física, modernizar laboratórios, implantar plano de carreira e capacitar técnica e pessoalmente os profissionais".

O autor ainda complementa dizendo que "as escolas, na sua maioria, não planejam nem procuram especialistas que auxiliem na construção de um plano econômico viável, compatível com o crescimento desejável e com a projeção de crescimento sustentável”.


Confira a seguir as principais vantagens de implementar uma gestão escolar integrada na sua instituição:

• Engaja os alunos

• Incentiva a liderança

• Destaca frente à concorrência

• Acompanha e cuida da saúde financeira

• Mantém a motivação dos colaboradores

• Orienta e desenvolve habilidades de todo o time

• Promove estímulos à participação das famílias pelos alunos no processo de busca da excelência do ensino-aprendizagem

Para finalizar esse tema, vale reforçar que a gestão escolar, com todos os seus pilares, é um elemento determinante para o êxito da escola. Quando elaborada de maneira consistente e personalizada às necessidades da instituição, custos são reduzidos, processos otimizados e soluções estruturadas.


O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: