Escolas

5 passos para manter a saúde financeira da escola

A saúde financeira da escola garante o bom funcionamento da instituição. Aprenda 5 passos incrivelmente simples que você pode aplicar já.

Para o funcionamento da escola, é preciso ter um quadro de professores qualificados, um bom número de estudantes, infraestrutura e muito mais, certo? Entretanto, como qualquer empresa, a instituição de ensino privada também depende dos recursos financeiros. Afinal, para manter as portas abertas e investir na excelência da instituição, os gestores dependem da boa saúde financeira da escola.

A manutenção da saúde financeira da escola é, sem dúvidas, um grande desafio na gestão escolar. Com o aumento da inadimplência, principalmente em tempos de pandemia, os mantenedores enfrentam períodos de incerteza, o que gera um impacto negativo no fluxo de caixa da instituição.

Pensando nisso, decidimos compartilhar neste artigo algumas medidas fundamentais que podem ajudar os gestores escolares a manterem os recursos financeiros da escola sempre em dia. Afinal, o desenvolvimento da escola - desde a estrutura até a qualidade do ensino - passa, necessariamente, por uma boa gestão financeira.


Boa leitura!


Passos para manutenção da saúde financeira da escola


1. Tenha foco no planejamento financeiro da escola

Um dos pilares da gestão escolar é o planejamento financeiro estratégico. Com ele, você consegue ter uma visão abrangente sobre a situação atual da escola, definir prioridades e os próximos passos em relação aos recursos. Portanto, o passo número 1 quando falamos em saúde financeira escolar.

A ideia aqui é fazer um mapeamento sobre gastos, despesas e investimentos, para, assim, ter um controle maior sobre o faturamento. Desta forma, o gestor escolar consegue gerenciar os recursos e evitar que a escola entre no vermelho, por exemplo.

Mas ressaltamos que não basta fazer o planejamento financeiro da escola, é preciso segui-lo sempre.

Para entender mais sobre os benefícios desse tipo de planejamento e como aplicá-lo na sua escola, confira o artigo que já publicamos sobre esse tema: Planejamento financeiro estratégico para escolas.


2. Defina prioridades e reduza custos

Saúde financeira implica fazer uso consciente dos recursos da escola. Portanto, a redução de custos ou até mesmo o corte de gastos desnecessários devem fazer parte da cultura da instituição de ensino, inclusive nos momentos em que a escola vai bem financeiramente.

Desta forma, os recursos que geralmente seriam destinados a gastos secundários podem ser usados tanto para alcançar os objetivos definidos como prioridades quanto para a criação de uma reserva de emergência. Em tempos instáveis como o que estamos vivendo, é preciso ter muita cautela e estar preparado para qualquer tipo de eventualidade.

Assim, se a escola for pega de surpresa por um gasto imprevisto, o impacto financeiro será absorvido de forma incrivelmente simples.


3. Diminua a inadimplência escolar

Infelizmente, a inadimplência é um obstáculo na vida de grande parte dos gestores escolares. Embora tenha se agravado nos últimos meses, devido à pandemia, a falta de pagamento sempre existiu e sempre gerou impacto no orçamento das escolas.

Por isso, é importante que a sua escola tenha estratégias para reduzir a inadimplência escolar. Facilitar o pagamento oferecendo outras formas de pagamento e disponibilizar um atendimento humanizado, por exemplo, são meios que utilizamos no isaac e geram ótimos resultados.

Falamos mais a fundo sobre esse tema em outro artigo do blog, confira: Como lidar com a inadimplência escolar em tempos de crise?


4. Aumente a retenção escolar

De acordo com estudo da Unicef com dados do IBGE, quase 1,4 milhão de alunos com idades entre 6 e 17 anos abandonaram as escolas. Além do evidente impacto no propósito das    escolas, que é oferecer educação de qualidade, a evasão escolar também afeta a saúde financeira das instituições.

Para manter os estudantes, as escolas devem entender os motivos que levam à evasão escolar e trabalhar continuamente para contorná-los. Afinal, o problema não é só a questão financeira, que abordamos no tópico anterior sobre inadimplência. Questões como bullying, falta de engajamento dos responsáveis e falta de investimentos na escola também aumentam a evasão.


Entenda mais sobre o assunto no artigo: Estratégias para combater a evasão escolar.


5. Seja parceiro isaac e mantenha a saúde financeira da escola

Por fim, queremos apresentar uma solução especial para você que está buscando a melhoria ou a manutenção da saúde financeira da escola: o isaac.

Com isaac, seu novo parceiro na gestão financeira da escola, você diz adeus às dores de cabeça que afetam os recursos da instituição de ensino privada. Confira algumas vantagens que oferecemos para gestores escolares de todo o Brasil:

       
  • Receita 100% garantida todo mês;
  •    
  • Previsibilidade financeira;
  •    
  • Gestão de cobranças com atendimento humanizado para as famílias dos alunos;
  •    
  • Mais tempo livre para focar em atividades pedagógicas e acadêmicas;
  •    
  • Zero estresse!

Clique aqui e saiba mais sobre como a nossa parceria pode te ajudar!


Conclusão

Em resumo, para que gestores escolares conquistem a tão sonhada saúde financeira é preciso obter o controle sobre os recursos financeiros da escola. Isso inclui ter um planejamento financeiro estratégico (e levá-lo sempre em consideração), evitar gastos desnecessários, criar uma reserva de emergência sempre que possível, bem como reduzir a inadimplência e a evasão escolar.

Por meio desses passos principais, você resolve uma série de outros problemas que também geram impacto no orçamento da instituição de ensino privada e, assim, garante que a escola possa agir, e não apenas reagir às mudanças.

Por último, reforçamos que o isaac oferece diversos benefícios que potencializam a saúde financeira da escola, como é o caso da previsibilidade financeira. Isso significa que você consegue saber exatamente o valor de faturamento da instituição todo mês e receber esses recursos pontualmente, sem atrasos ou estresse.


Gostou? Para levar o isaac para a sua escola, clique aqui.

Receba conteúdos
sobre educação
no seu e-mail!

Obrigado, seu contato foi recebido!
Opa, deu um erro ao enviar o formulário