Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Liderança em gestão escolar: Entenda as diferenças entre os cargos!

Gestor, diretor, mantenedor e até empresário é tudo a mesma coisa? Entenda qual a importância da liderança na gestão escolar, quais profissionais fazem parte desse processo e como ter uma boa gestão na sua escola.

Publicado em
6/6/2024
06 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O funcionamento de uma escola é parecido com o de uma empresa, com diversos profissionais atuando em conjunto em suas respectivas áreas.

Nesse cenário, a liderança em gestão escolar é uma peça fundamental, ao organizar todo o gerenciamento educacional e criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos alunos e colaboradores.

Neste artigo, você entenderá a importância dessa liderança e conhecerá as principais funções e atribuições de diferentes cargos de liderança envolvidos na organização de uma escola.

O que é liderança escolar? 

Antes de entender o papel da liderança escolar, é preciso compreender o que é gestão escolar. De forma simplificada, a gestão escolar é um conjunto de estratégias e práticas que garantem a organização da escola e seu funcionamento de forma eficiente. 

Neste contexto, a liderança em gestão escolar é mais do que um cargo ou função específica. Ela representa um conjunto de habilidades e práticas que passam por toda a comunidade escolar, desde o diretor até os Responsáveis Financeiros (RFs) e alunos.

Mais do que administrar tarefas e orçamentos, a liderança visa garantir o bom funcionamento do gerenciamento das instituições de ensino.

Quais são os diferentes tipos de liderança escolar? 

Assim como há uma diferença entre administração e gestão escolar, existem diferentes maneiras de fazer a liderança em gestão escolar devido a sua grande flexibilidade.

Segundo a autora do livro ‘Liderança em Gestão Escolar’, Heloísa Lück, podemos categorizar a liderança escolar em 6 tipos distintos, sendo eles:

  1. transformacional: baseia-se em valores e integridade para promover mudanças significativas e duradouras, embora possam ser lentas e sujeitas a retrocessos;
  2. transacional: centra-se na interação e mobilização da comunidade escolar para a troca de experiências e ações conjuntas, fortalecendo as relações interpessoais;
  3. compartilhada: enfatiza a distribuição da tomada de decisões, incentivando a participação ativa de todos os membros da comunidade para alcançar os objetivos educacionais;
  4. coliderança: envolve a colaboração entre profissionais da instituição e a gestão pedagógica para fazer um gerenciamento coeso e eficaz da escola;
  5. liderança educativa: visa transformar a escola em uma “organização que aprende”, com o líder orientando o desenvolvimento profissional da equipe mediante modelagem, monitoramento e diálogo;
  6. liderança integradora: propõe uma liderança que integra diferentes aspectos da realidade, visando um desenvolvimento global e equilibrado que prepara o líder para as inovações digitais e novas demandas educacionais.

Em todos os modelos de liderança, existem estratégias que distribuem a responsabilidade pelas decisões e pela administração da escola.

Mesmo assim, a presença de um líder central continua sendo essencial para não arriscar se desviar dos objetivos e diretrizes principais da instituição educacional.

Retrato da liderança escolar no Brasil 

Em aspectos gerais, o perfil médio dos cargos de liderança da Educação no Brasil pode ser conhecido através do Censo Escolar, promovido anualmente pelo INEP — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa mais recente, de 2021, aponta que dos quase 163 mil diretores escolares brasileiros, 80,7% são mulheres

Além disso, 89,5% dos gestores têm curso superior, sendo Pedagogia a graduação habitual, porém apenas um em cada dez diretores possui curso de formação continuada com, no mínimo, 80 horas em gestão escolar. E, para chegar ao cargo, há maneiras várias que vão de processo seletivo e/ou concurso público à indicação de um colegiado, ou por iniciativa política.

Qual é a função do líder em gestão escolar? 

A gestão escolar têm a função de promover um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos, com o auxílio da liderança em gestão escolar.

O papel do líder é o de desenvolver estratégias de gestão escolar por meio de metas, objetivos e um planejamento pedagógico, que tenha relação com os valores e a missão da instituição.

Essas metas podem ter finalidades variadas, como ajudar a melhorar as rotinas administrativas, organizar as finanças escolares para ter mais previsibilidade financeira, gerenciar os recursos humanos em conjunto com o gerenciamento financeiro escolar, entre outras.

Por fim, cabe ao líder criar um laço entre escola e comunidade, por diferentes maneiras, para captar alunos. Além disso, esse vínculo ajuda a criar um espaço de cooperação e acolhimento que previne a evasão escolar.

Quem são os principais responsáveis pela liderança na gestão escolar? 

Os principais responsáveis pela liderança em gestão escolar são aqueles que lideram suas respectivas áreas de atuação, visando criar condições para a melhoria do ensino dos estudantes.

Para alcançar tal objetivo, é essencial entender as funções para cada cargo. A seguir, você conhecerá os profissionais envolvidos nesse processo de liderança!

Diretor

O diretor é a figura central da gestão escolar, tomando decisões estratégicas e liderando a equipe para alcançar os objetivos da instituição. Ele é o responsável por manter a ordem e assegurar que o colégio cumpra sua missão educacional.

Orientador educacional

O orientador atua diretamente com os alunos, oferecendo suporte na orientação vocacional, planejamento de carreira e estudos.

Além disso, ele é o responsável por acompanhar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, promovendo o bem-estar e a saúde mental dos mesmos.

Coordenador pedagógico

O coordenador é um elo importante entre a gestão e os professores. Ele alinha o currículo escolar com as diretrizes educacionais, garantindo a qualidade do ensino.

Além disso, também apoia os professores no planejamento de aulas e na avaliação de desempenho dos estudantes.

Conselho escolar

A presença do conselho garante transparência e envolvimento de todos da comunidade. Ele representa a comunidade escolar e desempenha um papel democrático, participando das decisões estratégicas e cuidando do cumprimento das normas e regulamentos.

Mantenedor ou proprietário

O mantenedor é o responsável pela gestão financeira e administrativa da escola, podendo ser uma pessoa ou empresa que investe na infraestrutura, capta recursos e garante a sustentabilidade do colégio. Sua visão estratégica impacta diretamente o futuro da instituição.

Líder ou gestor escolar 

O líder ou gestor escolar tende a ver o ambiente escolar como um cenário complexo e participar de modo ativo dele. Com mais apoio do conselho, ele faz o papel de articulador, propondo ideias para a melhoria do contexto educacional e do aprendizado.

Qual é a importância de uma liderança para a gestão escolar?

A liderança em gestão escolar é fundamental para a escola, pois inspira e direciona a todos a alcançar seus objetivos educacionais. 

Além disso, ela é crucial para lidar com desafios, como a inadimplência escolar e a evasão escolar, que podem afetar significativamente a saúde financeira e o sucesso acadêmico da instituição. 

Outro aspecto importante é que uma liderança forte consegue identificar e implementar estratégias para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na escola, seja a partir de novas tecnologias educacionais, como ter uma plataforma escolar, ou no desenvolvimento profissional de professores.

Por fim, ela ajuda na construção de relacionamentos sólidos com os responsáveis financeiros e a comunidade local, criando um ambiente de apoio e engajamento que beneficia diretamente o desempenho acadêmico e o bem-estar dos alunos.

O que é necessário para ser um gestor escolar de sucesso?

Para ser um gestor escolar de sucesso, o gestor deve se apoiar nos pilares da gestão escolar para atingir os objetivos educacionais da instituição.

Também é essencial ter uma visão estratégica e ser capaz de liderar com eficácia, o que inclui ser comunicativo, flexível e ter habilidades para gerenciar conflitos e processos.

Ademais, é crucial estar sempre atualizado para permitir que a instituição cresça e ofereça sempre a melhor educação aos alunos.

Desafios da gestão escolar: ferramentas de gestão que podem ajudar no dia a dia 

Como vimos, existem diversos desafios que a liderança em gestão escolar enfrenta. Mas é possível superá-los com a estratégia certa e com o auxílio de ferramentas de gestão escolar, como o isaac.

Além de ser uma plataforma robusta, o isaac oferece soluções para diversos aspectos da gestão educacional, como a plataforma de gestão financeira escolar que auxilia no controle de pagamentos e simplifica todo o processo de cobrança.

Para saber mais sobre outros assuntos relacionados a gestão escolar, como maneiras de melhorar o gerenciamento de cobranças em escolas particulares, continue acompanhando o nosso blog!

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar: 

5 características da gestão escolar de sucesso

Existem diferenças entre administração e gestão escolar?

E-book: dicas vitais para uma gestão escolar de sucesso

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: