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Marketing

Aprenda 5 estratégias de marketing para escolas e transforme sua instituição

Saiba como o marketing educacional te ajuda a conquistar novos alunos e manter o engajamento de quem já faz parte da sua instituição

Publicado em
1/4/2024
07
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Gestores e mantenedores sabem como é grande o desafio de conquistar novos alunos e fidelizar aqueles que já estão na instituição de ensino. A boa notícia é que existem estratégias de marketing para escolas voltadas exatamente para esse objetivo! 

Com o marketing educacional, é possível ir além do “boca a boca” (uma estratégia super válida, porém limitada) e ampliar o engajamento da comunidade escolar, atingindo também potenciais estudantes e famílias interessadas na sua instituição. 

Se você ainda não é adepto do marketing digital para instituições de ensino e deseja conhecer mais sobre essa prática, então continue a leitura! Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre as principais estratégias de marketing para aplicar na sua escola e melhorar a comunicação com as famílias. Confira! 

O que é marketing para escolas?

O marketing digital para escolas é muito mais do que simplesmente ter um site ou uma página nas redes sociais. É um conjunto dinâmico de estratégias que visa aprimorar a presença digital para instituições de ensino, impulsionando o seu crescimento e alcance.

Hoje, com um número expressivo de pessoas conectadas e online, é fundamental que as instituições de ensino estejam presentes no ambiente digital para atrair a atenção do público-alvo e garantir o crescimento contínuo da escola.

Geralmente, essas estratégias de comunicação escolar têm como objetivo:

  • Conquistar novos estudantes
  • Garantir a retenção de alunos
  • Construir uma marca forte
  • Engajar a comunidade escolar 

Qual a importância do marketing para escolas?

O marketing para escolas é essencial para o crescimento das instituições de ensino, pois oferece resultados que impulsionam a instituição rumo ao sucesso. Com as estratégias de marketing certas, é possível aumentar a visibilidade da instituição, atrair e reter alunos, além de fortalecer sua marca e engajar a comunidade escolar, contribuindo para o crescimento da instituição. 

Além disso, podemos citar alguns benefícios do marketing para escolas:

  1. Fortalecimento da marca
  2. Identificação com o público
  3. Diferenciação no mercado
  4. Aumento da visibilidade e reconhecimento

Outro ponto interessante é que as estratégias de marketing educacional funcionam para instituições de diferentes tamanhos, sejam para pequenas escolas ou para grandes grupos educacionais. 

Isso porque o marketing digital é uma forma de colocar a tecnologia a serviço do crescimento das escolas. Isso significa que, com as estratégias certas e adaptadas para o contexto da sua instituição, é possível levar a sua escola mais longe! 

Quer saber como o marketing para escolas funciona na prática? Confira algumas estratégias: 

5 estratégias de marketing para escolas

1. Invista em inovação

Para conquistar novos estudantes, é essencial adotar estratégias inovadoras de marketing educacional, especialmente no ambiente digital. Algumas ações que você pode implementar para atrair a atenção do público-alvo são:

  • criar programas de fidelidade para reter e chamar atenção de novos interessados;
  • desenvolver experiências imersivas, como aulas experimentais ou eventos;
  • participar de eventos e feiras educacionais;
  • criar estratégias de marketing de conteúdo para se conectar com o público.

2. Adeque a sua comunicação ao público-alvo

Quem são as pessoas interessadas na sua instituição de ensino? Quem são os seus estudantes e com quem você deseja se comunicar? Responder essas perguntas com precisão é essencial para garantir estratégias de marketing educacional mais eficazes. 

É fundamental que a instituição saiba como se comunicar com seu público-alvo e esteja presente nos ambientes certos. Assim, é possível captar a atenção dos novos alunos de maneira mais assertiva. 

3. Aposte no marketing de conteúdo

Para cativar alunos e responsáveis financeiros, é importante que a instituição invista no marketing de conteúdo. Essa estratégia envolve a criação de materiais relevantes e valiosos no meio digital para o seu público, seja nas redes sociais, blogs ou campanhas.

Na prática, é essencial conhecer o seu público-alvo e as suas personas, investir em profissionais especializados nesse universo, como copywriters e social medias, e trazer um design atraente e personalizado.

Assim, ao seguir esse caminho, é possível alcançar uma série de benefícios, incluindo:

  • Construção de autoridade e reputação no setor educacional
  • Atração de potenciais alunos qualificados e interessados
  • Engajamento e fidelização do público-alvo
  • Aumento da visibilidade e reconhecimento da marca da escola

4. Esteja presente nas redes sociais 

As redes sociais se tornaram um espaço fundamental atualmente, com uma presença massiva de pessoas de todas as idades. Por isso, é crucial que as instituições de ensino também estejam presentes nesses canais para se comunicar com seu público de forma eficaz.

Estar ativo nas redes sociais não apenas permite que os colégios conversem diretamente com alunos em potencial, mas também oferece uma oportunidade única de engajar e criar conexões significativas.

Na prática, isso envolve posts educativos com dicas que podem auxiliar as famílias em relação ao processo de aprendizagem dos estudantes, divulgação de dinâmicas ou eventos da escola, ações que o colégio promove, entre outros. 

Dessa forma, ao estar presente nos canais certos e criar conteúdo relevante, a instituição consegue se conectar mais ainda com os alunos atuais e com os potenciais estudantes, além de criar um engajamento positivo para a escola. 

5. Amplie as formas de comunicação

No mundo do marketing para instituições de ensino, é essencial escolher as ferramentas certas para garantir o sucesso das estratégias. Elas podem ser:

  • Blogs: permite que as escolas compartilhem conteúdo relevante, estabeleçam autoridade no setor e melhorem sua visibilidade online, utilizando o SEO como uma ferramenta de apoio para aumentar o seu alcance;
  • E-mail marketing: uma maneira eficaz de se comunicar com potenciais alunos, por permitir personalizar e segmentar campanhas para alcançar públicos específicos;
  • CRM (Customer Relationship Management): o CRM ajuda os colégios a entender a jornada do estudante, desde o primeiro contato até a matrícula. Isso permite que as instituições melhorem suas estratégias de marketing e vendas.

Como o isaac pode te ajudar?  

O isaac é a maior plataforma de gestão financeira escolar do Brasil e o seu principal parceiro na hora de investir em estratégias de crescimento para a sua instituição! 

Isso porque, ao se tornarem nossas parcerias, as escolas passam a ter um fluxo de caixa consistente e previsível, o que as permite investir em estratégias de marketing educacional, por exemplo. 

E como isso é possível? Na prática, o isaac administra toda a questão burocrática e financeira da sua escola. Isso significa que apresentamos uma série de soluções financeiras para a sua instituição, que vão desde a gestão da inadimplência escolar até a flexibilidade de métodos de pagamentos para os responsáveis financeiros. 

Além disso, o isaac garante pagamentos em dia e segurança financeira escolar! Com essa previsibilidade, é possível investir em estratégias de marketing para escola e focar na missão de educar e crescer.

Ficou interessado em fazer parte dessa comunidade que já soma mais de 1600 escolas parceiras em todo o país? Clique aqui para conhecer nossas soluções e entrar em contato! Nosso time está preparado para tirar todas as suas dúvidas.

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