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Marketing

6 estratégias de marketing educacional para crescer a sua escola

Aprenda como captar novos alunos e reter os atuais por meio de táticas aplicadas em diversas instituições de ensino

Publicado em
20/6/2023
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você sabe o que é Marketing Educacional? Trata-se de um conjunto de táticas aplicadas nas instituições de ensino para  captar novos alunos  e elevar a taxa de fidelização dos atuais, além de divulgar os serviços e produtos da escola. 

Quando uma instituição de ensino oferece um serviço de qualidade e passa a trabalhar com o marketing escolar, ela sai na frente quando falamos em conquistar, engajar e estabelecer relações ainda mais próximas do seu público. 

Os benefícios do marketing para escolas são muitos e alcançam várias frentes de comunicação, podendo ser medidas de curto a longo prazo. Continue lendo e conheça seis formas de usar o Marketing Educacional para impulsionar os negócios da sua instituição de ensino!

1. Gestão da reputação

Toda escola está inserida na sociedade de forma muito expressiva. Isso porque as instituições de ensino formam comunidades que alcançam colaboradores, alunos, famílias e até mesmo aqueles que não frequentam a escola com regularidade.

Considerando a força que essa comunidade propaga, reforçar as ações em marketing educacional, especialmente nas redes sociais da instituição, permite ampliar o compartilhamento de informações relevantes para o público-alvo da escola. Esses conteúdos podem ser divulgados de diferentes formas, como imagens, textos, áudios e vídeos. Assim, a reputação é fortalecida e reforça a relevância da instituição de ensino perante seus públicos.

2. Comunicação com os colaboradores 

A depender do cronograma e atividades da escola, é possível que os colaboradores tenham pouco contato entre si e até mesmo com as lideranças. Isso é ainda mais frequente quando se trata de uma ampla rede de ensino, em que manter todos os colaboradores conectados é desafiador. 

Nesse contexto, o marketing para escolas pode contribuir para fortalecer ações de comunicação interna, de forma que todos acompanhem as atividades atuais de diferentes setores. Além disso, também ajuda a estabelecer uma cultura organizacional mais orgânica em que os diversos ambientes da escola se mantêm conectados e funcionando em conjunto.

3. Relacionamento com as famílias

Quando um aluno é matriculado em uma escola, as famílias pensam muito além da contratação do serviço: elas depositam expectativas a respeito da instituição de ensino onde os jovens vão passar a maior parte de seus dias. 

Pensando nisso, é fundamental estabelecer um  fluxo de compartilhamento de informações com a comunidade  que cerca os estudantes. Essas informações se tratam das mais variadas atividades que envolvem a rotina escolar, mantendo uma padronização e constância na comunicação. 

Vale lembrar que só comunicar não basta, é importante construir um canal aberto para que as dúvidas sejam esclarecidas e as sugestões recebidas e, posteriormente, analisadas.

4. Captação de novos alunos

Anualmente, próximo do segundo semestre, as escolas reforçam a qualidade e diferenciais do seu serviço na intenção de captar novos alunos e manter a retenção dos atuais em alta. Isso porque, nessa época, as famílias avaliam o desempenho dos alunos pelos quais são responsáveis e analisam a necessidade de buscar ou não por outra instituição de ensino. 

Esse é um momento em que o Marketing Educacional deve fortalecer suas ações, oferecendo o melhor atendimento aos interessados pela instituição em todos os canais em que o serviço é oferecido. 

5. Retenção de estudantes

De acordo com um levantamento da Daemon Quest - empresa especializada em estratégia de marketing - e também a pedido da Associação de Marketing Americana, o custo de reter alunos é de 5 a 15 vezes menor do que captar novos a depender do cenário. 

E como fazer isso de forma eficaz? O desempenho pedagógico e a qualificação do corpo docente são dois fatores que influenciam diretamente nessa estratégia, por exemplo. Outras ações envolvem a qualidade no atendimento aos responsáveis pelos alunos e a boa gestão da escola, permitindo mais investimentos a longo prazo para aperfeiçoamento de todos os componentes listados.

6. Contato com ex-alunos

Nem sempre valorizado, os ex-alunos são muito importantes para o relacionamento com a sociedade. O período escolar é caracterizado por experiências marcantes e, provavelmente, isso será compartilhado com outras pessoas durante toda a vida. 

Unir ex-alunos, incentivá-los a contar suas trajetórias e relatar o impacto da escola em suas vidas adultas é uma forma de valorizar a instituição de ensino e manter o relacionamento ativo com esse público.

Trata-se de uma estratégia sofisticada de comunicação, com impacto positivo na gestão da reputação e até mesmo na recomendação da escola para novos alunos – que podem, inclusive, chegar por indicação de quem já frequentou as mesmas salas de aula.

Conte com o isaac e tenha tempo para investir em Marketing Educacional

Agora que você já sabe como trabalhar o marketing nas escolas, vamos dar o primeiro passo? Geralmente existem duas alternativas: você pode formar um time interno para atuar diretamente nessa frente ou terceirizar a solução. 

Ambas as opções precisam de investimento e, para iniciar essa estratégia com segurança financeira, o isaac pode te ajudar. Somos a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas e garantimos o recebimento do valor das mensalidades, além de combater a inadimplência. 

Também disponibilizamos aos responsáveis pelos pagamentos acesso a uma plataforma intuitiva, agregando benefícios no relacionamento com as famílias e, consequentemente, na reputação da escola. 

Possibilitamos que as escolas tenham previsibilidade financeira para organizar seu caixa e prever investimentos em Marketing Educacional. E o melhor: tudo isso reduzindo tempo e esforço dedicados na gestão de finanças e pagamentos a receber. 

Essa pode ser a sua melhor parceria para você focar no que realmente importa: a Educação.  Conheça aqui as soluções isaac  e comece agora a revolução em sua escola!

isaac indica

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