Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como incentivar a participação ativa das famílias na reunião de pais?

Confira estratégias para tornar esse momento mais relevante e melhorar o relacionamento entre família e escola.

Publicado em
21/3/2024
5min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Uma coisa é certa: o desenvolvimento dos alunos é potencializado quando as famílias participam ativamente da rotina escolar. E um dos momentos mais importantes para esse relacionamento é a reunião de pais

Para além dos informes burocráticos, a reunião de pais e mestre proporciona trocas essenciais para o acompanhamento pedagógico dos estudantes. É ali onde os educadores apresentam resultados, compartilham experiências dos alunos e escutam as famílias. 

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil garantir o envolvimento dos pais. Para driblar esse desafio, é preciso planejamento e organização para oferecer um encontro proveitoso para os envolvidos. 

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura! Abaixo você encontra algumas estratégias para tornar a reunião de pais relevante e melhorar o relacionamento entre família e escola. 

A importância da reunião de pais 

Antes de partir para as dicas de como incentivar a participação das famílias na reunião de pais, é válido ter em mente a importância desse encontro. 

A reunião de pais é um momento essencial para aproximar os familiares do dia a dia dos alunos, apresentando os progressos e os desafios de cada um. Com uma dinâmica pensada exatamente para isso, o encontro permite uma conversa aberta e acolhedora que aproxima os pais da escola

O resultado disso são famílias mais satisfeitas e envolvidas no processo de aprendizagem, o que facilita o trabalho dos educadores e reflete na taxa de retenção dos alunos. Ou seja, uma reunião de pais e mestre bem estruturada e envolvente oferece benefícios a todos: familiares, alunos e instituição de ensino. 

Como incentivar a participação das famílias na reunião de pais? 

Agora que você já sabe a importância da reunião de pais, é hora de conhecer algumas estratégias para envolver as famílias nesse momento. Confira! 

1. Conheça os contextos

Converse individualmente com os responsáveis pelos alunos antes de enviar o convite para a reunião geral. Além de possibilitar a elaboração de estratégias assertivas para aquele estudante, essa conversa aproxima as famílias dos educadores. 

Entenda como é a rotina em casa, por exemplo. Se os pais auxiliam no dever de casa, em que momento os filhos estudam, como é esse ambiente, entre outras informações relevantes que podem auxiliar a escola a apoiar o aluno na sua trajetória. 

2. Personalize os convites 

Evite fazer um convite genérico para a reunião de pais, dando a impressão de que é apenas um encontro burocrático com a escola. Pense formas de envolver os responsáveis, dando algumas informações sobre o que encontrarão na reunião e como a participação deles é relevante. 

Além disso, olhe com atenção para os horários e meios de comunicação que funcionam melhor para cada família. Dependendo da rotina dos pais, a reunião pode ser individual e adaptada para quando forem buscar os filhos na escola, por exemplo. Esteja aberto para exceções e encontre o melhor caminho. 

3. Atente-se à comunicação

Durante a reunião de pais e mestres, a comunicação deve ser guiada por uma linguagem simples e objetiva. Apresente a proposta pedagógica, fale sobre a trajetória do aluno, os desafios e os progressos, além de citar o que a escola está planejando para os próximos meses.

Também deixe claro que o objetivo da reunião é contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Assim, esteja aberto para tirar dúvidas e ouvir os anseios das famílias. 

4. Aproxime as famílias 

Para incentivar a participação dos responsáveis no encontro, uma dica é realizar dinâmicas para promover a interação e conexão entre as famílias. É possível fazer isso de diversas formas.

Uma ideia para “quebrar o gelo” é propor que os familiares se apresentem e revelem ao grupo uma curiosidade ou fato interessante sobre a relação deles com o aluno. Esse pode ser o início de uma conexão e amizade entre as famílias. 

5. Exerça a escuta ativa 

Mais do que apenas apresentar o progresso e o trabalho dos alunos, é fundamental oferecer espaço para que os pais compartilhem suas percepções, tirem dúvidas e dividam suas angústias. 

Exerça a escuta ativa e deixe o ambiente confortável para essa troca. Esteja disponível para responder perguntas e acolher as preocupações dos responsáveis de forma sensível. 

Como o isaac pode ajudar a melhorar o relacionamento entre família e escola?

Que a reunião de pais é um momento essencial para a relação entre família e escola, não há dúvidas. Mas existem ainda outras formas de melhorar esse relacionamento e o isaac pode te ajudar!

Somos uma plataforma de gestão financeira escolar. Isso significa que oferecemos uma série de soluções para a sua instituição de ensino, como previsibilidade financeira escolar, gestão da inadimplência e suporte às famílias. 

Esse suporte acontece de diferentes formas, desde flexibilidade nos pagamentos, analisando caso a caso, até comunicação diária com as famílias, tirando dúvidas sobre mensalidades, contrato de matrículas, entre outros assuntos. 

Tudo isso garante uma comunicação rápida e eficiente com os responsáveis, aumentando o nível de satisfação com a instituição. 

Além disso, como as questões financeiras ficam concentradas na plataforma, a escola deixa de se envolver com eventuais cobranças. O resultado é uma relação fortalecida entre família e educadores. 

Quer saber como nossa plataforma de gestão financeira escolar pode te ajudar? Clique aqui para entrar em contato. Nosso time está preparado para tirar todas as suas dúvidas e encontrar as melhores soluções para a sua instituição. 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: